oreinabarriga

este blogue está protegido pelos direitos de autor © todos os direitos reservados ao autor designado como carmina burana. a cópia não autorizada de conteúdos de propriedade intelectual e criativa protegidos pelos direitos de autor é ilícita e pode fazê-lo incorrer a si em processos civis e criminais ao abrigo da lei 16/2008 de 1 de abril.







este blogue tem Livro de Exclamações

20.2.08

Revista K





A Revista K era provavelmente a melhor revista do mundo. Eu era fanática (eu que não sou fanática por coisissima nenhuma era fanática pela K) .
Depois de a ler lia o meu pai, que também era fanático (o meu pai que não é fanático por coisissima alguma, era fanático pela Revista K), depois voltava para mim. Leva-a para todo o lado, andava comigo nos transportes públicos, nas férias, ía comigo para a cama.
A Revista K foi fundada e dirigida por Miguel Esteves Cardoso que também escrevia nela com um sentido de humor genial e invulgar e escritores e jornalistas como Vasco Pulido Valente, Carlos Quevedo, Rui Zink, Hermínio Monteiro (editor da Assírio & Alvim que morreu recentemente), Nuno Rogeiro, Constança Cunha e Sá, Pedro Rolo Duarte, Agustina Bessa-Luís, Paulo Portas (criador também ao lado de MEC d' O Independente), a mãe do Paulo Portas (Helena Sacadura Cabral), Rui Vieira Nery e outros, colaboravam com artigos absolutamente inovadores (ficaram-me sempre na memória inesquecível as "Conversas de ir ao bip", "A carne, diário da decomposição", um artigo sobre os hotéis sado-masoquistas em Portugal e um outro sobre as drogas, fugiram-me os títulos destes dois últimos, o resto não) absolutamente irreverentes para o panorama da imprenssa na altura (Anos 90 eu tinha para aí 18 anos e 18 anos naquela autura equivalem hoje a ter uns 11,12 anos) e mesmo nos dias de hoje uma vez que não houve outra igual e será difícil voltar a haver nas bancas uma revista de rara qualidade como aquela, cada página era de um grafismo surpreendentemente original, até a qualidade do papel era muito boa, era uma revista insoburdinada, arrojada, indecorosa às vezes, impossível, ou voltar a haver um fundador como Miguel Esteves Cardoso capaz de juntar tanta gente desta casta numa só invenção. Era uma revista culta, de culto, para gente culta.
A revista durou apenas três (coleccionáveis) anos.
Agora há-a em blogue. Não é a mesma coisa. Tenho saudades do formato em papel, da K fisicamente. Da textura das folhas, é preciso ver que eu ía com ela para a cama.
A Revista durou apenas três (coleccionáveis anos). Porque provavelmente era a melhor Revista do mundo e Portugal não é o melhor País do mundo nem os Portugueses são os melhores leitores do mundo e talvez não merecessem ter a melhor Revista do mundo.